• Assessoria de Imprensa

Assessoria em implantação hoteleira dá dicas de como tirar um campo de golfe do papel

Além de licenciamento, custo e viabilização da construção de um campo de golfe, é necessário contar com o apoio de profissionais capacitados desde a fase de estudo preliminar até mesmo durante a manutenção do plantio e maturação.


Investidores que idealizam a implantação de um campo de golfe visam inúmeros impactos positivos a nível econômico. Entre eles, a valorização do entorno, em especial, no segmento imobiliário. Segundo a Golf Course Development in Residential Communities a valorização é 15% a 40%, principalmente quando se trata de imóveis ou lotes localizados junto a lagos ou nas áreas de mais relevância do campo de golfe.


Além disso, trata-se de um ativo que tem perspectiva de ser financeiramente sustentável. De acordo com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), o golfe movimenta cerca de US$ 30 bilhões por ano e o gasto médio de um golfista em viagem tem expectativa de ser até 50% maior que o de um turista médio. Para atender a esse público tão seleto – e os possíveis investidores do ramo –, empresas de assessorias apresentam serviços visando o sucesso das complexas implantações.


ETAPAS E CRONOGRAMA


Especialista em gestão de campos de golfe e apaixonado pelo esporte, o responsável pelo setor na assessoria Bruno Ribeiro Hospitality and Tourism Consultancy, explica as etapas para a construção de um campo de golfe. Inicia-se pelo estudo preliminar, fase em que se verifica a viabilidade física e adequações necessárias ao solo. Analisa-se o projeto básico, criado pelos arquitetos e urbanistas, e se faz adequações ao plano inicial, com intuito de ajustar detalhes sob análise econômica de acordo com os objetivos dos promotores do projeto.


Outro ponto de extrema importância para o empreendimento é a solicitação de licenças de construção, que contemplam a legislação ambiental vigente e proteção das áreas de preservação. “Após esta fase, partimos para a contratação de construtoras, em busca de mão de obra qualificada, visando diminuir gastos e otimizar tempo.” Explica que a construção é de extrema importância para a futura manutenção, pois erros cometidos resultarão em aumento de custos a longo prazo. A partir da obra finalizada, trabalha-se no plantio e manutenção da grama.


Por envolver um investimento substancial, é indispensável o acompanhamento de profissionais experientes e capacitados, que contemple o estudo e análise de todas as fases do projeto, desde sua concepção até a gestão operacional e gerenciamento. Desta forma, é possível gerar valoração das unidades, aumentar o ritmo das vendas e criar campo de golfe que seja financeiramente sustentável.

© 2018 by BR Consulting.

Assessoria de Comunicação